quarta-feira, 7 de outubro de 2015

00 - The Kinetics of the Reaction Inactivation of Tyrosinase During Its Catalysis of the Aerobic Oxidation of Catechol (1948)

Número de Publicação - 00
Título - The Kinetics of the Reaction Inactivation of Tyrosinase During Its Catalysis of the Aerobic Oxidation of Catechol (1948)

Resenha de John H. Jenkins, do site Asimov Reviews -
Essa é a dissertação de doutorado de Asimov e, se você tiver sorte de encontrar uma cópia, não precisa se dar o trabalho de lê-la. É um texto, na verdade, bem chato.

Claro que ninguém nunca disse que uma dissertação de doutorado tem obrigação de ser uma leitura empolgante — e o próprio Asimov não achava graça no estilo de escrita que ele foi obrigado a usar em sua dissertação, tanto que ele deu uma sacaneada em si mesmo naquele seu primeiro texto sobre as Tiotimolinas.

Além disso, o assunto é muito obscuro e, honestamente, relativamente sem importância. Se esse texto não fosse a dissertação de doutorado de Isaac Asimov — e uma das coisas que transformou o Bom Doutor em um "doutor" —, ele deveria cair mesmo na total obscuridade, onde ele pertence.

Por outro lado, o texto não é tão obscuro e desimportante quanto Asimov quis que acreditássemos, e até demonstra uma certa criatividade e pensamento original. Não há dúvida que Asimov mereceu o seu título de Doutor. Mesmo assim, não tem um significado ou interesse especial além de dois pontos: Um, provou que Asimov mereceu seu título, e Dois, provocou que ele escrevesse o hilário "The Endochronic Properties of Resublimated Thiotimoline" e as suas continuações, que são dignas de centenas de doutorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário